Com a temperatura a subir, a forma como tratamos o nosso corpo fica visível. É uma boa altura para mudar os hábitos alimentares.

Agora que estamos na altura de usar o biquíni ou o fato de banho e mostrar os cuidados que temos com o nosso corpo também é um bom momento parar reduzir o colesterol, introduzindo aveia, sementes e frutos secos na alimentação. Os níveis elevados do chamado mau colesterol aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mas podem ser reduzidos com a ajuda de alguns alimentos e exercício físico. É esta a sugestão da nutricionista Lillian Barros, que considera que o verão é a altura indicada para começar a fazer escolhas corretas.

"Temos mais tempo para pensar em nós e para nos reorganizarmos. Tradicionalmente, é a época em que fazemos mais asneiras, mas a verdade é que podemos fazer escolhas muito práticas nas férias", diz ao DN a nutricionista. O ideal é começar a escolher alimentos que ajudem a melhorar o perfil lipídico, mantendo as opções mais saudáveis no inverno. "Nesta época do ano podemos programar as refeições com mais tempo. Se vamos para a praia, por exemplo, podemos escolher levar fruta, fugindo dos processados e aditivados que compramos na cidade, porque o acesso é mais fácil", destacou em declarações ao DN Lillian Barros.

Se durante o resto do ano não tem tempo para ir ao ginásio, porque não aproveitar as férias? "Pode fazer exercício físico na praia e na companhia da família. E deixar o bichinho para continuar a fazer no resto do ano." Esta é a primeira da lista de dez dicas fundamentais da nutricionista para reduzir o colesterol neste verão. Enquanto aumenta a saúde do aparelho cardiovascular e dos pulmões, a atividade física regular também ajuda a controlar o peso.

Leia mais na edição impressa ou no e-Paper do DN.

Tags: